Projeto Leituras do Professor   -   Fotos da entrega

CARO PROFESSOR/CARA PROFESSORA,

 

O Projeto Leituras do Professor é inteiramente dedicado a você. O kit de livros que você recebe agora passou por muitas etapas até chegar a suas mãos. Da relevância da obra à qualidade da edição, um significativo rol de critérios foi considerado de forma a que a seleção atendesse, a um só tempo, aos objetivos estritos de elevação da qualidade do ensino público e à necessidade de contribuir para a ampliação da cultura literária geral do docente, independentemente da área em que atua.

Com isso pretendemos aumentar em sua estante o espaço reservado a obras que ousaram refletir sobre a individualidade, a sociedade e o ser humano, com seus defeitos e virtudes, e em toda sua complexidade.

Você está recebendo 3 títulos, mas poderá ler 30. Em mãos de seus colegas estão os outros títulos. Emprestar, trocar, criar clubes de leitura, enfim, fazer circular essas obras é uma excelente forma de enriquecer culturalmente e contagiar alunos. Pois só com muita e boa leitura formam-se os verdadeiros leitores!

Paulo Renato Souza

Secretário da Educação

 

LEITURAS DO PROFESSOR

Um dos critérios literários mais objetivos do mundo da literatura é o da sobrevivência ao tempo. Por que algumas obras permanecem e outras não é um mistério de difícil solução, mas que isso ocorre, todos que frequentam as páginas dos livros de literatura identificam bem.

São muito conhecidos casos de obras de muita repercus­são em seu tempo e que, após estrondoso sucesso, caíram em completo esquecimento, tanto quanto são famosos os casos de autores que, não conhecendo o sucesso em vida, tiveram suas obras imortalizadas por sucessivas gerações posteriores.

Pode-se lamentar que obras verdadeiramente importan­tes não tenham alcançado a visibilidade considerada justa, porém, não há como fugir à constatação de que se um texto literário sobre­viveu ao teste do tempo é porque a comunidade de leitores que se foi formando em seu lastro não cessou de crescer e de legá-lo como patrimônio artístico de valor às gerações seguintes.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no projeto "Leituras do Professor", na presente edição, optou por fazer che­gar ao docente algumas dessas obras que, submetidas à dura prova de permanência no tempo, perseveraram enquanto peças de arte portadoras de valores estéticos, éticos e históricos.

O que pretendeu com isso?

Oferecer ao professor textos de valor literário inquestioná­vel, de sorte a estimulá-lo na leitura de obras de maior sofisticação temática e de trabalho de linguagem mais agudo, seja no que diz respei­to a textos em língua portuguesa, nos quais o autor desenvolveu um estilo próprio e reconhecido como acréscimo ao patrimônio literário da língua, seja no que tange a textos em outros idiomas, cujo trabalho profícuo do tradutor para a língua portuguesa permitiu ao leitor brasileiro viajar simbolicamente, e com prazer, por outras culturas.

Outras pretensões há, e decorrem dessas duas, mas não é o caso de aqui enumerá-las, uma vez que instrumentos assim po­tentes, em mãos interessadas como as do professor, tendem sempre a frutificar das maneiras mais inesperadas e criativas.

Porém algumas dicas aqui vão, a título de inspiração.

Pode ocorrer de um livro recebido pelo professor já cons­tar de sua estante. Nesse caso, o mesmo pode estar ocorrendo com outro colega em relação a outro título. Por que não trocar com ele? No ato dessa troca instaura-se uma excelente oportunidade para que ambos discutam sobre os respectivos títulos e sobre as expectativas ou impressões de leitura.

Pode suceder também de os títulos se apresentarem a todos os professores da escola como novas leituras. Como não seria feliz então a realização eventual de discussões sobre os livros e sobre as leituras, de forma a socializar as ricas experiências que cada leitor tem em face das páginas impressas...

Engana-se quem acha que a leitura é apenas um ato solitário. O leitor verdadeiro está sempre mergulhado em mundos povoados de personagens. Por que não discutir as experiências humanas representadas por esses personagens, quem sabe até efetuando um rodízio de livros entre colegas?

A propósito, não por acaso essa seleção partiu dos títulos que contemplam o acervo das Salas de Leitura e do Projeto Apoio ao Saber. Isso se fez intencionalmente para que toda essa rica experiência de leitura, repercutindo nas práticas pedagógicas, atinja os alunos por meio de situações de aprendizagem verdadeiramente significativas.

E se... Sempre esse "se", que tanto brilha na poesia de Cecília Meireles...

E se fossem incorporados às discussões estudantes que eventualmente se revelassem interessados? Não se deve jamais subestimar, muito menos desprezar, as opiniões de um leitor, seja qual for sua maturidade em relação ao mundo da literatura, seja qual for a sua bagagem de leitura, seja qual for sua idade.

Quem sabe se disso não nascem círculos ou clubes de leitura literária na escola?

Sonho?

Só dá para saber se for arriscado. E o risco, já pregava Clarice Lispector, faz parte da vida.

Então, vamos arriscar a sonhar.

O PROJETO

O Projeto Leituras do Professor consiste em destinar a cada um dos professores da rede pública estadual de ensino um kit composto por três obras literárias de valor estético, ético e histórico. Ao todo serão distribuídos 10 kits variados, num total de 30 diferen­tes títulos.

Constituem seus objetivos:

     assegurar aos professores o acesso aos bens culturais;

     oferecer ao professores textos de valor literário inquestionável.

A indicação dos títulos que compõem os kits resultou de várias etapas de trabalho:

     a definição de critérios, que considerou desde a relevância da obra à qualidade da edição de forma a que a seleção atendesse, a um só tempo,

    aos objetivos estritos de elevação da qualidade do ensino público e à necessidade de contribuir para a ampliação da cultura literária geral do docente;

     a pré-seleção, que partiu da análise de cerca de 400 boas obras, anteriormente indicadas para compor o acervo das Salasde Leitura e os kits dos

    alunos do Projeto Apoio ao Saber, e chegou a um número de 63 obras para serem avaliadas na última etapa;

     a etapa final, que teve uma banca de consulta altamente qualificada para avaliar as 63 obras finalistas e indicar os 30 títulos que compõem a atual

    seleção, representativa do espírito quenorteou desde o início o Projeto Leituras do Professor: o de pôr nasmãos de nossos professores obras estética,

    literária e editorialmente relevantes.

Veja no site da Secretaria as resenhas dos títulos produzi­das pela equipe do Projeto, incluindo sugestões de trabalho com os li­vros em sala de aula. Estas resenhas estão abertas ao seu comentário.