Professores da EEPIM participaram de capacitação na UNIP em São Paulo

 

 

       No dia 04 de Março, quinta-feira, os professores da Escola Estadual “Prof. Itael de Mattos”, participaram da capacitação realizada em São Paulo em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

      O evento faz parte das atividades do Projeto Game Superação Jovem realizado pela Secretaria Estadual da Educação desenvolvido pelas Escolas de Tempo Integral ( ETI ).

      O objetivo principal do projeto é através da participação ativa, construtiva e solidária para que ocorra o envolvimento do adolescente na solução de problemas reais na escola, na comunidade e na sociedade.

      Assim, quando o adolescente, individualmente ou em grupo, se envolve na solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso, temos diante de nós, um quadro de participação genuína no contexto escolar ou sócio-comunitário, denominado de “protagonismo juvenil” A perspectiva do protagonismo juvenil, é imprescindível para que a participação do adolescente seja de fato autêntica e não simbólica, decorativa ou manipulada.

      Através dessa pedagogia, o educador já não pode limitar-se a docência, devendo atuar como líder, organizador, animador, facilitador, criador e co-criador de acontecimentos, por meio dos quais o educando possa desenvolver uma ação protagônica, e assim favorecendo a consciência de cidadania nos jovens.